top of page

Projetos

Projeto de Vida

O Projeto de Vida, promovido pela HAJA, se apresenta como um dispositivo de promoção do desenvolvimento integral.

 

A proposta de elaborar um Projeto de Vida para os adolescentes surgiu do desejo de tentar romper com algumas limitações do próprio território. O programa atende os adolescentes da comunidade de Quatro Rodas, território que abrigou durante 34 anos o antigo Aterro Sanitário, conhecido como “lixão”. A comunidade é popularmente conhecida como o “território do lixo”, a maioria dos seus moradores enxergam a reciclagem como o único meio de subsistência e em muitos casos se torna uma atividade transgeracional, ou seja, passa de pai para filho, tornando-se quase impossível transpor esse lugar social.

 

Sendo assim, o Projeto de Vida se manifesta como um instrumento de empoderamento, como também um dispositivo de promoção do desenvolvimento integral e a garantia de direitos. Uma vez que, se apresenta como um instrumento de efetivação dos direitos assistidos pelo ECA como, por exemplo, a efetivação do direito à educação e profissionalização.

 

O objetivo do projeto é contribuir com a promoção de competências sociais e emocionais para a entrada no mercado de trabalho, o desenvolvimento integral dos adolescentes, construir metas e caminhos para a realização profissional e combater a extrema pobreza oferecendo condições necessárias para a inserção no mercado de trabalho.

Precisamos do seu apoio!

bottom of page