top of page

Projetos

Geração de Renda

A comunidade de Quatro Rodas abrigou durante 34 anos (1978 - 2012) o maior lixão da América Latina, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (AMJG). A presença do lixão no sub-bairro empregava não só os catadores, mas dava subsídios para que outras atividades se estabelecessem informalmente, como as biroscas para vendas de alimentos, borracheiros e oficinas mecânicas para consertos dos veículos que transitavam para transportar os materiais reciclados, vendas de comidas ambulantes, dentre outras pequenas atividades que geravam renda para os moradores das proximidades do lixão. Ou seja, tanto os trabalhadores da catação quanto de outras atividades, viviam exclusivamente dos serviços relacionados à economia do lixo e a processos associados. Após 10 anos do fechamento do lixão, ainda é possível notar o impacto na vida dos moradores da comunidade de Quatro Rodas. 

 

Diante desse contexto, a HAJA entende a importância de um programa de Geração de Renda no território com foco na promoção do acesso à cidadania, como a formação de jovens, através de cursos profissionalizantes e a capacitação para o mercado de trabalho formal.

 

Através da nossa marcenaria, damos acesso ao trabalho formal e a cursos profissionalizantes para os moradores de Jardim Gramacho com o objetivo de contribuir com a economia inclusiva da comunidade, dar acesso ao mercado de trabalho e aumentar a renda familiar. Queremos contribuir com a qualificação profissional, a promoção de competências socioemocionais e construir metas e caminhos para a realização profissional.

 

O programa de Geração de Renda colabora para que os moradores de Quatro Rodas se tornem seres capazes de conseguir mudanças para o território onde vivem, transformando a realidade em que vivem.

Contribua com o nosso programa de Geração de Renda!

bottom of page