top of page
  • Foto do escritorHAJA

5 anos da HAJA: a transformação dos encontros



Nesse ano de 2023, a HAJA está completando 5 anos e queremos partilhar essa celebração contando um pouquinho dos nossos marcos históricos. E para começar, é importante destacar que a HAJA nasceu de encontros e histórias que geraram elos fortes e duradouros.


O primeiro dos encontros, um internacional, o dos nossos fundadores: Nádia, suíça e Pedro, brasileiro. Eles se conheceram em um projeto social, onde ambos receberam o chamado para atuar no Morro do Borel, na época o território mais violento da América Latina. Mas não foi a violência o destaque dessa história, pelo contrário, apesar de tudo, ali seria o lugar onde iriam se conhecer, morar e formar uma grande família.


A atuação em projetos sociais continuou, ao todo, foram mais de duas décadas, atuando com inúmeros desafios, em muitos países e conhecendo várias metodologias de combate às desigualdades sociais. Porém, foi no Brasil, mais precisamente na comunidade de Quatro Rodas em Jardim Gramacho/ Duque de Caxias - RJ, debaixo de uma árvore que Nádia e Pedro ouviram a história de duas gestantes. Sem pretensões e ao acaso, esse encontro mexeu pra sempre com eles e a partir dali, os encontros continuaram e se tornaram mais frequentes, criaram laços e as conversas foram rendendo, cocriando novas possibilidades.


Ao perceber, ali, em 2018, a possibilidade da construção do próprio projeto social, fora de uma outra ONG, nossa fundadora buscou soluções e formas de manter esse projeto, foi quando encontrou os profissionais Germana e Rodrigo: ela especialista em carreira e ele em empreendedorismo. O casal, ao conhecer toda a história, conecta-se profundamente com o propósito da HAJA e passa a ajudar na estruturação da organização, juntamente com a criação do site, colocando a HAJA no universo online dando maior visibilidade nacional e internacional à ela.


É então que em 2019, junto do refresco das folhas daquela árvore tão simbólica, que a HAJA se formaliza, concretizando a compra desse terreno em Quatro Rodas, a partir dali a conexão com a comunidade se estreita ainda mais, pois lá é construída a nossa sede e passamos a ter um lugar físico para acolher e trocar com a comunidade. Pedro e Nádia levam, assim, toda bagagem de anos trabalhando com projetos sociais para a sede e, em contrapartida, a comunidade traz todo conhecimento de sua realidade e das necessidades daquele território.


Um ano depois, em 2020, temos a nossa primeira contratação de equipe que até então era apenas de voluntários. A Luana, nossa primeira assistente social e que desde então faz um grande trabalho apoiando as famílias assistidas pela HAJA. A contratação da equipe foi outro grande passo, pois com o tempo fomos criando autonomia para os serviços prestados e desenvolvendo novos programas e possibilitando um atendimento efetivo, afetuoso e multidisciplinar na comunidade de Quatro Rodas. Hoje, já somamos 15 pessoas!


No mesmo ano, importantes parcerias foram feitas, sendo a construção de redes importante potencializadora das nossas ações. Juntos dos investidores e com o início de um trabalho com cooperação de outras ONGs, a Transforma Brasil e a Locomotiva, temos mais um marco crucial para o fortalecimento e expansão dos nossos programas.


Logo, durante esses cinco anos temos orgulho de dizer que:

  • 82 famílias são acompanhadas pela assistência social,

  • 125 alunos são acompanhandos em nosso programa de educação integral,

  • já distribuímos mais de 3600 refeições desde que abrimos nossa cozinha solidária,

  • 504 pessoas foram impactadas diretamente pela HAJA e

  • 2312 indiretamente e iremos além, precisamos ir além, pois há muito o que se fazer.

Tem sido assim, com a junção de tantas histórias e lindos encontros que a HAJA vai mostrando o poder de ter como base a valorização e conexão profunda com o ser humano. Aqui estamos juntos, ninguém sabe mais e nem é melhor que ninguém, e é por isso que formamos uma rede de apoio resistente.


Acreditamos na possibilidade do combate à extrema pobreza, através do acesso a quatro pilares: saúde, educação, cidadania e economia, sem esquecer do nosso vínculo com o meio ambiente. É com a retirada das restrições a esses pilares que construímos novas possibilidades de vida. Nosso objetivo é que um dia a HAJA não seja mais necessária, pois as sementes foram plantadas, cuidadas e se frutificaram. Ali, debaixo de uma grande árvore, símbolo de família, de nutrição e vida.


Nesses 5 anos queremos, de todo nosso coração, agradecer você que nos acompanha e nos ajuda seja com doações, com parcerias, com o engajamento nas redes sociais, com o carinho à comunidade de Quatro Rodas. Vocês fazem parte dessa rede firme e contamos com vocês para mais 5 anos. Até lá e até breve!

189 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page