top of page

A importância das parcerias para a superação dos desafios de 2021

  • Foto do escritor: HAJA
    HAJA
  • 23 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

ree

O ano de 2021 está chegando ao fim, foram muitos desafios enfrentados ao longo desse tempo de pandemia e crises socioeconômicas. O aumento do desemprego, da inflação, da fome e da falta de políticas de proteção social intensificaram a desigualdade e os impactos negativos estão sendo intensamente sentidos pela população mais pobre.

ree

Nesse sentido, a HAJA precisou trabalhar ainda mais este ano para poder oferecer segurança alimentar, acolhimento, saúde, desenvolvimento financeiro e educação informal às famílias que frequentam os nossos projetos.


Enfrentar tantos desafios desta forma só foi possível com a ajuda das nossas parcerias. Elas foram o ponto chave para o desenvolvimento dos projetos e seus alcances. E desejamos ressaltar a importância delas nesse fim de ano. Todavia, o histórico de relevância das parcerias para o desenvolvimento do trabalho do Terceiro Setor — composto pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) — são de longo data.


De acordo com a doutora em em Ciências Econômicas e Empresariais, Cristina Carvalho e a mestre em Administração, Távia Monte, desde as décadas de 70 e 80, que as ONGs assumiram funções que o Estado, em algum momento, abdicou ou se tornou incapaz de suprir carências sociais da população, sobretudo das populações mais desfavorecidas.


Durante essas décadas, a Cooperação Internacional surgiu como a principal fonte de financiamento das ONGs. Países norte-americanos e europeus buscavam contribuir com o desenvolvimento social nos países chamados subdesenvolvidos. Foi através das ONGs que esses países criaram parcerias para enviar diretamente o financiamento externo.


Entretanto, com o crescimento das necessidades de demandas sociais, as mudanças políticas e de interesse em âmbitos globais, fizeram com que as ONGs precisassem diversificar sua captação de recursos:


“A diminuição da capacidade de financiamento do Estado, o crescente desinteresse da Cooperação Internacional [...] e o ininterrupto crescimento das demandas sociais obrigam essas organizações a buscar outras fontes de financiamento para suas ações. Assim, surgem as articulações e as redes de relacionamento, com o objetivo de otimizar recursos e ampliar a capacidade de captá-los. Neste cenário aparecem as empresas privadas como interessadas e promissoras fontes financiadoras das ONGs. A busca por diferencial competitivo em tempos de exacerbada concorrência assinala positivamente os gastos em ações sociais e o “investimento” em Responsabilidade Social (RS)” (Cristina Carvalho e Távia Monte).

Assim, a parceria com as empresas privadas apesar de historicamente recente tem representado uma importante forma de continuar o trabalho social que o Estado não se responsabilizou. Como contrapartida, para essas empresas isso representou uma importante forma de se diferenciar no mercado:


Segundo a pesquisa o Brasil Giving Report 2020: Os brasileiros olham positivamente para as empresas que apoiam organizações sociais; sete em cada dez (71%) concordam que estariam mais inclinados a comprar um produto ou serviço de uma empresa que doa a causas sociais ou que apoia sua comunidade local. As mulheres em especial são mais propensas a levar isso em consideração ao comprar um produto ou serviço (77% contra 65% dos homens).

Do lado das ONGs essas parcerias ampliam o alcance dos projetos devido ao financiamento, e por representarem uma forma confirmação para o público sobre a confiabilidade da ONG, já que normalmente para receberem investimentos de empresas precisam passar por seleções e atender critérios administrativos como integridade fiscal, humanitária e a competência nos resultados dos projetos. Assim é uma via de mão dupla.


E como todo relacionamento, as parcerias possuem fases. De acordo com o autor James Austin (2001) as parcerias entre ONGs e empresas passam por três estágios de relacionamentos: o primeiro seria o filantrópico onde há uma ação de doação que não precisa de contrapartida e nem demanda o controle dos resultados alcançados. O segundo estágio, chamado transacional, tem relação com a intenção de ganhos que a empresa possui em sua imagem ao se vincular com os projetos de RS.


E, por fim, o estágio integrativo onde “as missões, as pessoas e as atividades de ambas as organizações experimentam uma ação mais coletiva e integrada e tornam-se mais envolvidas em questões sociais pertinentes a cada organização”. Ou seja, nessa fase aprofunda-se o relacionamento entre as ONGs e há o aumento do engajamento da empresa nos projetos.


Ao longo dos anos, e principalmente deste último ano, podemos perceber justamente o crescimento dessa integração em nossas parcerias. Isso nos alegra, pois demonstra a valorização que damos aos nossos relacionamentos e o aumento das ações coletivas.


Portanto, encerramos o ano com o nosso imenso agradecimento aos nossos diversos parceiros desde às pessoas físicas, os voluntários, as fundações, outras queridas ONGs, setores públicos, quanto as próprias empresas privadas.

ree

Essa rede de relacionamentos permitiu a ampliação do nosso alcance em um dos momentos mais sensíveis da história. São em momentos de grande vulnerabilidade de fica claro a importância dessa rede de apoio e proteção. Logo, desejamos que nossa relação com vocês se aprofunde cada vez mais e que ao longo desse tempo possam conhecer o impacto que geram na vida de tantas famílias.



Um fim de ano de esperança e coletividade para todos! Em 2022 contamos com vocês!

Comentários


Design sem nome (29).png
HAJA

A HAJA quer você junto! Para mais informações sobre projetos, parcerias, doações, patrocínios, eventos e outros assuntos, entre em contato conosco.

E-mail: contato@haja.org.br

WhatsApp:: +55 21 98351-8311

Endereço: Rua Tocantins 14, Jardim Gramacho, Duque de Caxias, RJ 25055-390, BR

Logo Cinza_Horizontal2.png

Receba Atualizações / Get Updates

DOADORES MANTENEDORES

Haja Mudança

Universal_Pictures_logo.png
newlife.png
Logo_Gastromotiva.png
logo_pafer.png

Haja Transformação

LOGO_redeibab_linha.png

Haja Ação

FSM.png

Parceria Cultural

unnamed.jpg

© 2013-2025 Todos os direitos reservados. Criado com carinho por HAJA.

bottom of page