Na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, será celebrado o Dia de Doar, uma campanha mundial em prol da cultura da doação, para que cada vez mais pessoas se conscientizem que doar é mais que um ato de ajudar alguém, é a possibilidade de mudar mundos.
Em especial, esse ano o foco da campanha é a generosidade. A generosidade é a virtude de partilhar por bondade sem esperar algo em troca. E é na própria origem da palavra que encontramos sua essência maior, carregando em si o sentido de gerar:
“Em sua etimologia, a palavra generosidade vem do latim gens, que por sua vez tem fonte indo-europeia no termo gen, que significa gerar ou fazer nascer”(Significados).
Assim, os movimentos por uma cultura de doação, justamente, acreditam que a solidariedade tem o poder de gerar, de fazer nascer novas realidades. É a ideia de somar o que pode parecer pouco, porém unido a tantos outros torna-se um ato revolucionário, pois cria novas possibilidades de vida para quem mais precisa.
E nesse momento, temos ainda mais motivos para celebrar o Dia de Doar, em razão de que para nossa felicidade o brasileiro tem se destacado no quesito generosidade. Faz pouco tempo, há 12 meses atrás, o Brasil estava no 54º lugar do o ranking geral de solidariedade, longe dos países mais generosos, mas em 2022 ele deu um grande salto e foi para a 18° posição. Entrando para a lista dos 20 países mais generosos em 2022.
É realmente um ranking para se orgulhar em uma das maiores pesquisas sobre doações realizadas no mundo, onde participam 119 países, mais de 90% da população adulta global. Segundo os analistas da pesquisa:
“O cenário reflete um crescimento do sentimento de solidariedade no Brasil nos últimos anos. Mesmo com dificuldades advindas do contexto socioeconômico atual, a população brasileira demonstra um interesse ativo em ajudar, não necessariamente apenas com doações financeiras, mas também por outros meios como ajudas esporádicas e trabalhos voluntários”(IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).
Muitos ainda duvidam que saímos melhores como humanidade pós pandemia, mas é importante sabermos que estamos melhores sim, nossa generosidade foi ativada nos últimos anos, é a bondade circulando e sendo compartilhada para superar os desafios.
A HAJA, mais do que nunca, sabe da importância dos atos generosos dos brasileiros, vindos das parcerias, das doações, mensalidades, de quem convive nos projetos, de profissionais e voluntários.
Através desses atos mudamos mundos toda vez que vemos as crianças com uma educação inclusiva e afetiva, quando jovens se instrumentalizam para futuras carreiras, sempre que mães são acolhidas e recebem apoio, quando mais direitos são respeitados e mais famílias conseguem recursos para se sustentarem e desenvolverem. Veja quantos mundos novos cabem em um ato singelo de doar um pouco que seja.
“Afinal, a medida de uma vida não é sua duração, mas sua doação.” (Corrie Ten Boom)
Que possamos nos orgulhar e crescer ainda mais nesse ranking. E nessa terça-feira temos um chamado a generosidade, vamos mostrar para o mundo todo o tamanho do nosso coração continental! Faça a sua doação para a HAJA e participe do Dia de Doar com a gente.
Material consultado:
Commenti