top of page
Foto do escritorHAJA

Ar-Condicionado para a Educação: um refresco contra o racismo ambiental neste Dia de Doar



É HOJE!! No dia 3 de dezembro, celebramos o Dia de Doar, um movimento global que inspira solidariedade e união. Este ano, nossa ONG está com uma campanha especial já se preparando para o verão: arrecadar recursos para a compra e instalação de um ar-condicionado para a sala de aula dos nossos adolescentes. Mas essa ação vai além do conforto – ela busca combater os efeitos do racismo ambiental que impactam diretamente as crianças e adolescentes de Jardim Gramacho.


O racismo ambiental se refere às desigualdades no impacto ambiental enfrentado por comunidades que sofrem maior vulnerabilidade social e econômica.


"Quando tratamos de injustiças ambientais, conseguimos enxergar como a distribuição socioespacial, a segregação e o preconceito estão diretamente ligados às escolhas de onde estarão presentes as indústrias poluidoras, os lixões, os aterros sanitários, lixos tóxicos na cidade, e quem receberá e viverá diretamente com as consequências dessas escolhas. O que acontece é que uma classe dominante e favorecida faz a escolha, implanta e lucra com ela, e escolhem territórios que vivem em situação de vulnerabilidade"(Letícia Barbosa, 2021).

Assim, não foi por coincidência que Jardim Gramacho – onde se situa a ONG HAJA, na comunidade de Quatro Rodas – foi escolhido para operar um dos maiores lixões a céu aberto do mundo. A degradação ambiental causada por anos de operação do lixão e, posteriormente, pela negligência pública após seu fechamento, fez com que a região continue enfrentando sérios problemas ambientais, entre eles o microclima de calor intenso.


Alguns fatores explicam por que áreas como a de Quatro Rodas são mais quentes:

  • Falta de cobertura vegetal: Comunidades vulneráveis frequentemente possuem menos árvores e áreas verdes, que ajudam a regular a temperatura. Isso torna o ambiente mais quente e menos habitável.

  • Proximidade de fontes de poluição: O lixo acumulado, a queima de resíduos e a poluição atmosférica aumentam a sensação térmica e afetam na qualidade do ar.

  • Aquecimento global amplificado: Em regiões de alta vulnerabilidade, as consequências das mudanças climáticas – como ondas de calor mais frequentes e intensas – são sentidas de forma ainda mais severa.


"Em um estudo feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, foi identificado que favelas e bairros periféricos podem registrar variações térmicas de até 10ºC acima da média de regiões mais ricas e urbanizadas"(O Globo).

Logo, o antigo lixão contribuiu não só para a poluição do solo, do ar e da água, mas também ajudou a transformar a área em um verdadeiro “deserto urbano de calor”.








Como o Calor Impacta Nossos Adolescentes em sala de aula>>


As altas temperaturas têm efeitos devastadores no aprendizado e na saúde:

  • Redução da concentração: O calor excessivo dificulta a capacidade de foco e atenção, prejudicando o desempenho escolar.

  • Risco de desidratação e exaustão: Crianças e adolescentes são especialmente vulneráveis aos efeitos do calor, como fadiga e problemas respiratórios.

  • Aumento do estresse: O desconforto térmico pode afetar o bem-estar emocional, gerando maior irritabilidade e ansiedade.


Mas a Solução Está em um apenas um Click:

Doando para a compra de um ar-condicionado na sala de aula juvenil, podemos criar um ambiente mais saudável e propício ao aprendizado, ajudando a quebrar o ciclo de desigualdades que afeta nossas crianças. É ou não é uma ideia refrescante como disse nosso querido fundador Pedro do Borel.



Como Você Pode Ajudar:

  • Doe agora: Cada real conta para atingir nossa meta.

  • Compartilhe nossa campanha: Ajude-nos a levar essa mensagem a mais pessoas!

  • Ação de fim de ano da sua empresa: Você pode chamar colegas de trabalho para fazer dessa ação, aquela doação de fim de ano, um ar condicionado que "o Papai Noel" presenteou nossos adolescentes.

  • Acompanhe nosso trabalho: Estamos comprometidos em construir um Jardim Gramacho mais justo e sustentável.


Transformar vidas é uma escolha!

Neste Dia de Doar, convidamos você a ser parte dessa mudança. Vamos enfrentar juntos os desafios do racismo ambiental e proporcionar um ambiente digno para que nossos jovens possam sonhar, aprender e crescer.

Clique aqui para fazer sua doação e ajudar a transformar o futuro de Jardim Gramacho!


Haja, haja já! Porque doar é um ato de amor. E amor transforma.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Terra Boa!

コメント


bottom of page